Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DA SAÚDE
Início do conteúdo

19º Seminário da Primeira Infância - 2025

Parentalidade positiva e prevenção da violência na primeira infância

seminário
seminário

Data: 24 e 25 de novembro de 2025

Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Av. Ipiranga, 6681, Porto Alegre/RS.

Horário: 9h às 17h

Promoção: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual da Saúde por meio do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), programa Primeira Primeira Infância Melhor (PIM).

Órgãos apoiadores do Governo do Estado: Secretaria Estadual de Projetos Especiais do Gabinete do Vice-Governador; Comitê Estadual pela Primeira Infância; Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social; da Cultura e do Sistema Penal e Socioeducativo.

Apoio: Organização Pan-Americana da Saúde, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Rede Estadual Primeira Infância, Rede Nacional Primeira Infância e Pacto Nacional pela Primeira Infância.

Público-alvo: Aberto a toda a sociedade civil, com público prioritário composto por equipes municipais do Primeira Infância Melhor (PIM), Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz (PCF), Agentes Comunitários(as) de Saúde (ACS), trabalhadores(as) e estudantes da Saúde, Educação e Assistência Social, entre outros.

Inscrição: As inscrições estão abertas pelo formulário (clique aqui). O local comporta até 1100 pessoas.

programação

Dia 24/11 (segunda-feira) - Salão de Atos da PUCRS:

Horário

Mesa

Mediadores / Palestrantes

9h às 10h45

Solenidade de Abertura e entrega do 15º Prêmio Salvador Celia

10h45 às 11h

Espetáculo Contação de histórias

11h às 12h

Mesa redonda: RS Seguro e o PIM 

Palestrantes:

Antonio Carlos Pacheco Padilha: Secretário Executivo do Programa RS Seguro

Marília Pinto Bianchini: Coordenadora estadual do Primeira Infância Melhor (PIM)

12h às 13h30

Intervalo para almoço

13h30 às 14h

Espetáculo Contação de histórias

14h15 às 15h15

Mesa redonda: Promoção da saúde mental dos cuidadores e a prevenção da violência na primeira infância

Mediação: Ana Paula Jasper - REPIRS

Palestrantes:

Maria Aparecida Alves da Silva: Rede Não bata, eduque

Adriana Wagner: UFRGS

15h15 às 16h30

Mesa redonda: Boas práticas no Primeira Infância Melhor

Mediação: Carolina Drügg - DAPPS/SES

Palestrantes:

Clarice de Souza Machado Brandt: Experiência PIM Ninho de Livros

Karina Alida Guisso Vitória: Estratégia Vidas Alerta

Suelen da Rosa Teixeira: PIM Prisional

Dia 25/11 (terça-feira) - Oficinas - CEPUC:

Atenção: algumas oficinas ocorrerão de forma simultânea. Inscrições realizadas em mais de uma oficina no mesmo horário serão invalidadas.

A confirmação da inscrição nas oficinas será enviada por e-mail.

09 às 10:15 - OFICINAS

SALA 01  (Prédio 50, sala 601) - Cuidados na gestação (30 vagas) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

SALA 02 (Prédio 50, sala 602) - Equidade e integralidade na Primeira Infância: o papel indutor dos Planos Municipais pela Primeira Infância (50 vagas) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

SALA 03 (Prédio 50, sala 603) Shantala para bebês (30 vagas) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

SALA 04 (Prédio 50, sala 604) - É possível fazer grupos com bebês? Os vínculos e o brincar em espaços coletivos (50 VAGAS) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

SALA 05 (Prédio 50, sala 605) Reordenamento do Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz (50 vagas) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

10:30 às 12h - OFICINAS

SALA 01 (Prédio 50, sala 601) - Cuidados na gestação (30 vagas) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

SALA 02 (Prédio 50, sala 602) - Escuta e participação infantil: o brincar como interlocução com a criança (50 vagas) -Confira aqui a lista de inscritos confirmados

SALA 03 (Prédio 50, sala 603) Shantala para bebês (30 vagas) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

SALA 04 (Prédio 50, sala 604) - É possível fazer grupos com bebês? Os vínculos e o brincar em espaços coletivos (50 VAGAS) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

SALA 05 (Prédio 50, sala 605) Princípios e diretrizes para a atuação com a primeira infância em situações de emergência (50 vagas) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

9h às 12h - OFICINAS

SALA 06 (Prédio 50, sala 606) - Acolhimento institucional e antirracismo na primeira infância (30 vagas) -  Confira aqui a lista de inscritos confirmados

SALA 07 (Prédio 50, sala 607) - Do Reconhecimento à Ação: Sinais de Alerta e Estratégias com a Família na Primeira Infância (30 vagas) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

Auditório 9° andar (Prédio 50) - Cuidar, brincar e conectar: o uso de telas na primeira infância (100 vagas) - Confira aqui a lista de inscritos confirmados

 

Palestrantes seminário

Graduada em Psicologia, especialista em Saúde Mental e Gestão Pública de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Tecnologias para o SUS pelo Grupo Hospitalar Conceição. Servidora pública, é Coordenadora Estadual do Programa Primeira Infância Melhor - PIM da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

Secretário-Executivo do Programa RS Seguro, Gabinete do Governador. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, mestre em Direito pela Unisinos. Delegado de Polícia de 1999 a 2024, está desde 2019 à frente do Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública – RS Seguro.

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988). Possui especialização em Terapia de Família e Casal na Escuela de Formación en Terapia Familiar - STIRPE (Espanha) com doutorado em Psicologia Social pela Universidad Autónoma de Madrid (1994) e Pós-doutorado no Instituto de Pesquisa em Qualidade de Vida (IRQV) na Universitat de Girona (2005). É professora aposentada do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Atualmente dedica-se integralmente à sua prática clínica.

Doutora pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás em intercâmbio com a Universitat de Barcelona (ES). Membra Ad Hoc do Board Sociedade Civil da UNESCO SOST Transcriativa. Atuou na saúde mental da Prefeitura de Goiânia e por 28 anos cuidou de pessoas com sofrimento psíquico decorrentes de situações de violências. Feminista, Ecologista e Ativista dos Direitos Humanos e Naturais. Integra a Rede Não Bata Eduque e a Associação Mulheres na Comunicação. Administradora do blog Educar Sem Violência e cofundadora do Bloco Não é Não.

Graduada em Pedagogia, atuando desde 2012 na Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Viamão, inicialmente no Programa Projovem Adolescente. Atuou como técnica de abordagem social de rua para adultos, crianças, adolescentes e jovens no núcleo Pop Rua. Desde 2023 atua como Supervisora do PIM/PI-SUAS/CF de Viamão.

Graduada em Pedagogia e mestre em Educação, especialista em Psicopedagogia, em Políticas Públicas e Projetos Sociais e Culturais e em Saúde Pública. Servidora Pública, é diretora adjunta do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

Fonoaudióloga. Analista em Saúde na Secretaria Estadual da Saúde. Apoiadora regional  do Primeira Infância Melhor, Saúde da Criança e Saúde do Homem na 1ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Nutricionista (UFRGS) e Especialista em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil (PUCRS). Diretora da Aldeias Consultoria, com atuação no Instituto Promundo e Rede Urban 95. Membro do Grupo Diretivo da Rede Estadual Primeira Infância - RS.

Diretora do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier. Graduada em Gestão Ambiental e Ciências Sociais, com pós-graduação em Gestão Pública e Gestão em Segurança Pública. Servidora pública há seis anos, atua na direção do Madre Pelletier, unidade que abriga atualmente 222 apenadas e possui a única Unidade Materno Infantil do Estado.

Inscrições seminário

As inscrições estão abertas por meio de formulário até atingir a capacidade máxima do auditório do evento. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.

Seminário saiba mais

No período de 23 a 29 de novembro de 2025, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do programa Primeira Infância Melhor (PIM), promove a 23ª Semana Estadual do Bebê com ações em Porto Alegre e em apoio a ações distribuídas por todo o estado. 

A Semana do Bebê teve início em Canela (RS) no ano 2000, por iniciativa de Salvador Celia. O reconhecimento da importância do evento levou o Governo do Estado do Rio Grande do Sul a instituir a Semana e o Dia Estadual do Bebê no dia 23 de novembro (Decreto nº 42.200/2003). 

O objetivo é mobilizar a sociedade riograndense para a importância da atenção à Primeira Infância. Durante as comemorações da Semana do Bebê, os municípios também organizam simpósios, encontros, fóruns e seminários. Além disso, comemoram o Dia do Bebê, o que inclui a Passeata dos Bebês, apresentações e espetáculos infantis, mostras fotográficas, brincadeiras e serviços à população.

Como parte da programação da semana, a Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Divisão da Primeira Infância e do Primeira Infância Melhor promoverá, na cidade de Porto Alegre, o 19º Seminário da Primeira Infância e o 15º Prêmio Salvador Celia, descritos a seguir.

Com promoção do Primeira Infância Melhor, a realização do “19º Seminário da Primeira Infância” constitui importante ação de advocacy para a primeira infância, com grande relevância no sentido de promover a troca de experiências e de conhecimentos, atualizar e/ou aprofundar reflexões sobre os últimos estudos/pesquisas com relação aos primeiros anos de vida, em especial no que se refere à importância da atenção a esta etapa da vida para a promoção de uma sociedade melhor, mais preparada e com menores índices de violência.

Há 19 anos, profissionais de renome nacional e internacional se fazem presentes nos eventos realizados pelo PIM, enriquecendo as discussões sobre o tema, entre eles o pediatra e professor da Harvard University, Thomas Brazelton (criador de uma escala de avaliação do comportamento de bebês – método Brazelton), o prêmio Nobel de Economia James Heckman, Hillary Clinton (em vídeo), o neurocientista canadense Fraser Mustard, o biólogo chileno Humberto Maturana (criador do Instituto Matríztico), a consultora da OEA/Banco Mundial Gaby Fujimoto, Mary Young, do Banco Mundial e Boris Cyrulnik, o renomado psiquiatra Salvador Celia, entre tantos outros.

Em 2025, o PIM repetirá a experiência de promover o Seminário da Primeira Infância, unindo debates teóricos, mostra de experiências, premiações de boas práticas, intervenções lúdicas e apresentações artísticas. O evento prevê um público de 1100 pessoas entre profissionais das redes de saúde, educação e assistência social, visitadoras e visitadores do PIM, agentes comunitários de saúde, estudantes e especialistas da área. 

O Seminário terá como tema “Parentalidade positiva como forma de prevenção da violência na primeira infância” e, em função disso, estão sendo organizadas uma série de ações e atividades que convidam os participantes a refletir sobre as diferentes práticas parentais e os seus impactos no desenvolvimento integral infantil. Essas ações visam obter impacto social positivo para o desenvolvimento infantil, estimular discussões sobre as práticas de parentalidade positiva e como estas podem impactar positivamente na sociedade, inclusive influenciando na redução da violência.

O programa Primeira Infância Melhor (PIM) completou vinte e um anos de existência. Criado em 7 de abril de 2003, é ainda hoje uma política pública inovadora e uma iniciativa sem precedentes no país, considerando o desenvolvimento humano a partir de uma abordagem integral. A longevidade do PIM proporciona aos envolvidos e à sociedade como um todo uma transformação no modo de olhar a infância e as vivências das famílias em prol do desenvolvimento infantil. O programa obteve continuidade ao longo dos anos, atravessando diferentes governos e administrações, por sua excelência técnica e pela importância do tema e dos resultados obtidos.

Muitas famílias, crianças e profissionais já tiveram as suas vidas impactadas pelo PIM, que traz mudanças importantes para as pessoas envolvidas. Uma série de pesquisas evidenciaram redução da mortalidade infantil, em especial por causas externas, redução da desnutrição, melhor prontidão para a escola, menor violência infanto juvenil. Também foi apontado que as famílias atendidas pelo PIM tinham um tempo maior de dedicação, por parte das pessoas que cuidam, para brincar e ler com as suas crianças, em relação àquelas famílias que não participam do programa. As famílias do PIM permaneciam 12 horas a mais por semana com as suas crianças, o que equivale a quase duas horas a mais por dia estreitando vínculo com suas crianças, tendo impacto direto no presente e no futuro delas, na segurança da relação com a pessoa que cuida e na sua relação com os estudos. As famílias atendidas pelo PIM também aplicaram 22% menos punições físicas nas crianças do que as do grupo controle, além de também cantarem mais para as crianças e possuírem mais livros infantis em casa.

Essas e outras evidências justificam a importância do programa Primeira Infância Melhor, especialmente tendo em vista a situação econômica e social do Brasil. Desse modo, é de fundamental importância que se possa celebrar as mais de duas décadas de existência do PIM e os resultados obtidos até o momento, como forma de manter em voga a pauta da primeira infância e sensibilizar pessoas gestoras e a população em geral para este tema.

O conceito de parentalidade positiva é definido como 

"[...] comportamento parental baseado no melhor interesse da criança e que assegura a satisfação das principais necessidades das crianças e a sua capacitação, sem violência, proporcionando-lhe o reconhecimento e a orientação necessários, o que implica a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento (RECOMENDAÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA, 2006). 

A parentalidade positiva implica em um novo olhar para as relações parentais, onde o respeito, o diálogo, o vínculo e a não violência são a base desse pensamento. Sua principal característica é o estímulo para que a criança busque a autonomia, incentivada a aprender com seus próprios erros e acertos.  

Neste sentido, a edição de 2025 do Seminário da Primeira Infância convida a refletir sobre a importância da compreensão e do incentivo à parentalidade positiva e os impactos para a sociedade e para a infância.

O Prêmio Salvador Celia visa promover a integração das Políticas de Atenção Primária à Saúde e reconhecer publicamente as práticas de Visitadores do PIM, do PIM/Programa Criança Feliz (PCF) e Agentes Comunitários de Saúde e faz parte das comemorações que marcam a 22ª Semana Estadual do Bebê.

A 15ª edição do Prêmio Salvador Celia terá como tema “A promoção da interação parental positiva fortalecendo vínculos e transformando histórias” e é realizado na modalidade Desenho. Assim como na edição anterior, neste ano a maior pontuação na categoria Visitador e a maior pontuação na categoria Agente Comunitário de Saúde também receberão como premiação um tablet ou uma viagem para conhecer outra experiência exitosa de programa de visitação domiciliar, com o objetivo de promover qualificação técnica e profissional.

Confira mais informações na página oficial do 15º Prêmio Salvador Celia.

PIM