Semana do Bebê
A Semana do Bebê teve início em Canela (RS) no ano 2000, por iniciativa de Salvador Celia. O reconhecimento da importância do evento levou o Governo do Estado do Rio Grande do Sul a instituir por decreto as Semanas do Bebê e o Dia do Bebê no dia 23 de novembro no calendário oficial do Estado a partir do ano de 2003. O Primeira Infância Melhor (PIM) apoia a realização de Semanas do Bebê em todo o Rio Grande do Sul.
O objetivo é mobilizar a sociedade riograndense para a importância da atenção à Primeira Infância. Durante as comemorações da Semana do Bebê, o estado do Rio Grande do Sul recebe simpósios, encontros, fóruns e os Seminários Internacionais da Primeira Infância. Os municípios com PIM implantado também realizam Semanas do Bebê anualmente além de comemorações do Dia do Bebê, o que inclui a Passeata dos Bebês, apresentações e espetáculos infantis, mostras fotográficas, brincadeiras e serviços à população como teste do dedinho, orelhinha e visão, verificação de pressão, glicose, vacinas, massagem para bebês e mamães, coleta de leite e doação de sangue, entre outras ações.
Também é realizado anualmente, desde 2011, o Prêmio Salvador Celia, iniciativa voltada à valorização das boas práticas de Visitadores do PIM e Programa Criança Feliz (PCF) e Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Agentes Comunitários de Saúde (EACS) junto às famílias e comunidades atendidas. O prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.
Apoio do UNICEF
Em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país. É uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
Além disso, outro objetivo da Semana do Bebê é assegurar que o município desenvolva e estabeleça um Plano Municipal pela Primeira Infância, assumindo o compromisso de garantir a melhoria nos serviços de saúde, educação e assistência social. Em muitos municípios, a Semana do Bebê já faz parte do calendário oficial e os Planos Municipais pela Primeira Infância já foram estabelecidos.