Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DA SAÚDE
Início do conteúdo

XVII Seminário da Primeira Infância - 2023

As infâncias de hoje e do futuro

Tema Infancias Hoje Futuro
seminário 2023

XVII Seminário da Primeira Infância

"As infâncias de hoje e do futuro"

20 de novembro de 2023

Casa da Música da OSPA

Programação 

Horário

Mesa

Tema/Palestrante

Interações lúdicas com os participantes

9h às 10h45

Solenidade de Abertura - Comemoração dos 20 anos Primeira Infância Melhor e entrega do 13º Prêmio Salvador Celia

INTERVENÇÃO SURPRESA DAS CRIANÇAS ATENDIDAS PELO PIM DE CANOAS, MUNICÍPIO COM 20 ANOS DE PROGRAMA. 

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO

Prêmio Salvador Celia (visa promover a integração das Políticas de Atenção Primária à Saúde e reconhecer publicamente as práticas de Visitadores do PIM, do PIM/Programa Criança Feliz (PCF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A 13ª Edição do Prêmio Salvador Celia tem como tema “As infâncias de hoje e do futuro” na modalidade “Entrevista em vídeo”)

11h às 11h45

Palestra: Olhar para a infância 

Mediação: Carolina Drügg

Palestrante: 

Maria Thereza Marcílio: Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; Mestre em Educação pela Harvard University); Membro da Academia Bahiana de Educação; Membro da Academia de Ciências da Bahia (2019); Vice-presidente da Fundação para o Desenvolvimento das Ciências (2014); Fundadora e presidente da Avante Educação e Mobilização Social; Membro do grupo de pesquisa Eduretreat-Singapore GES; Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: adolescente, educação infantil, alfabetização e formação docente.

11h45 às 12h

Apresentação Cultural

Apresentação Artística Apresentação Autistom - O Som Que Trata

12h às 13h30

Intervalo para almoço

13h30 às 14h

Espetáculo Cultural: Adivinha o que é - conta a história da princesa RosaFlor. Uma menina flor que à véspera do aniversário tem um pesadelo onde ela se transforma em um botão! Com medo, ela decide que nunca mais vai dormir e que o sono está proibido. Para permanecer acordada, RosaFlor se conecta ainda mais a um novo brinquedo - o celular - que nunca se desliga. Enquanto a princesa não dorme, todo Reino das Flores fica sem dias e sem noites, e ninguém mais consegue dormir. Para salvar a princesa e trazer o sono de volta ao Reino das Flores, o Trio de Cantadores Mágicos é chamado e leva RosaFlor para uma viagem à Floresta Mágica do Tempo e às músicas do MPB4.

14h às 14h30

Palestra: Primeira Infância Antirracista

Mediação: Jaqueline Oliveira Soares da Divisão de Promoção das Políticas de Equidade 

Palestrante: 

Luciano Ramos: Historiador de formação com especialização em políticas públicas para a infância pelo Núcleo de Ciência pela Infância da Universidade de Harvard. Luciano é especialista em masculinidades, saúde do homem, paternidades e equidade de gênero. Em 2021, Luciano foi eleito embaixador da Campanha “Homens positivamente” da UNESCO. Luciano acumula a coordenação e escrita de materiais metodológicos para Banco Mundial, UNICEF e outras agências internacionais. Ele ainda é autor de livro infantil com o tema de masculinidade, paternidade, empoderamento racial e antirracismo. Luciano é palestrante e facilitador de oficinas nos temas de masculinidades, paternidades, grupos reflexivos com homens e equidade de gênero para empresas, para organizações da sociedade civil e para governos. Nos últimos anos, ele tem desenvolvido cadernos, relatórios e documentos sobre masculinidades e paternidades negras, além de materiais sobre práticas antirracistas na infância. Luciano também apoia outros países latino-americanos, como a Colômbia em intervenções assertivas acerca de masculinidades e antirracismo. Luciano ocupa a posição de diretor adjunto do Instituto Promundo.

14h30 às 15h

O direito à beleza

Mediação: Simone Romanenco, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestrante: Vital Didonet - Assessor da Rede Nacional Primeira Infância nas áreas da legislação e das políticas públicas. Professor, especialista em educação infantil e políticas para a primeira infância.

15h às 15h50

Mesa: As infâncias de hoje e do futuro

Mediação: Marília Bianchini

Participantes: 

Sônia Venâncio (Ministério da Saúde) - Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde (CRH/SES-SP) no período de 2019 a 2022 e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi consultora do Ministério da Saúde no período de 2007 a 2022 e a partir de 2023 assumiu a função de Coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Clóvis Garcez Magalhães, secretário executivo do gabinete de projetos especiais da assessoria técnica do gabinete do vice-governador. Mestre em engenharia de produção e especialista em ciência política, foi diretor de implementação e operação da fundação metropolitana de planejamento/rs, secretário de gestão e acompanhamento estratégico da prefeitura de porto alegre e conselheiro de administração da carris.

Paula Mascarenhas: Prefeita de Pelotas - Anteriormente, foi vice-prefeita de Pelotas, e trabalhou como professora universitária e assessora política. Graduada em Letras com habilitação em literatura francesa pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre e Doutora em Letras. Foi a primeira presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, permanecendo no cargo por nove anos. Foi assessora de cultura e educação do deputado Bernardo de Souza na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora da bancada do PPS na Assembleia Legislativa de 2000 a 2004.

15h50 às 16h30

Palestra: PIM+20

Palestrantes:

Carolina de Vasconcellos Drügg: Servidora pública, coordenadora estadual do programa Primeira Infância Melhor (PIM) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Pedagoga (PUCRS), Mestre em Educação (PUCRS), especialista em Saúde Pública (ESPRS/FIOCRUZ), em Projetos Sociais e Culturais (UFRGS) e em Psicopedagogia (Castelo Branco). Participou dos Programas de Lideranças Globais para Crianças Pequenas (Word Forum Foundation), Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (NCPI/Harvard) e Gestão de Políticas e Programas de Desenvolvimento Infantil (BID-INDES).

Marília Pinto Bianchini: Servidora pública, coordenadora adjunta do programa Primeira Infância Melhor - PIM do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, especialista em Saúde Mental e Gestão Pública de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Tecnologias para o SUS pelo Grupo Hospitalar Conceição. Multiplicadora e membro do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz no RS.

Fechamento da Cápsula do Tempo

Lançamento do Documentário 20 anos do PIM

16h30 às 17h

Intervenção Artística

Orquestra de Brinquedos


Palestrantes:

 

AD_4nXfjvI_qnSeuRm1Oe_ot37Bj_AvoQVvKJ7B7

 

Maria Thereza Marcilio

Presidente e co-fundadora da Avante ONG em Salvador. Mestra em Educação pela Harvard Graduate School of Education da Harvard University. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia e com formação em Psicologia Social como coordenadora de Grupos Operativos pelo Instituto Pichon Rivière de São Paulo. Foi professora da Faculdade de Educação da UNB, assessora técnica da Coordenação de Educação Pré-Escolar (COEPRE) do MEC, coordenadora do Programa de Integração da Universidade com o 1º grau na SESU/MEC e ocupou a coordenação de Programas de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador. Como gerente da Fundação João Souza Góes foi responsável pelo Programa de Incentivo à Leitura e criação de bibliotecas comunitárias. É co-autora dos livros: A Direção do Olhar Adolescente: Focalizando a Escola e O olhar de jovens sobre Direitos Humanos no Brasil e organizadora do livro Educação Brasileira: uma utopia do fragmento em curso, do currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1ª a 4ª série das escolas da rede SESI - BA e do Currículo Unificado da Rede Municipal de Irecê, além de autora de artigos e capítulos para livros e revistas educacionais e é co-organizadora da publicação: Primeira Infancia em Primeiro Lugar: Experiencias e Estratégias em Advocacy e da publicação Educar para Transformar. Atuou como consultora em programas/projetos de organismos internacionais do UNICEF, da UNESCO, e de Fundações e Institutos privados. Integrou o Grupo Técnico l, coordenado pelo MEC, responsável pela elaboração dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, tendo integrado os Grupo de Trabalho do MEC e do INEP sobre avaliação da Educação Infantil. Escolhida Global Leader for Young Children pelo World Forum on Early Childhood Care and Education para o biênio 2009-2011 em 2013 foi escolhida como Coordenadora do Programa Global Leaders para a América Latina. Coordenou a Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância no biênio 2011-2012. Em 2011 foi eleita para a Academia Bahiana de Educação e em 2019 para a Academia de Ciências da Bahia. É membro do Conselho da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência em Salvador. 




AD_4nXduXr3c5jaNdM84p-sbH9K8bmFKu11eH1Xe

 

Luciano Ramos

Luciano Ramos é historiador de formação com especialização em políticas públicas para a infância pelo Núcleo de ciência pela infância da Universidade de Harvard. Luciano é especialista em masculinidades, saúde do homem, paternidades e equidade de gênero. Em 2021, Luciano foi eleito embaixador da Campanha “Homens positivamente” da UNESCO. Luciano acumula a coordenação e escrita de materiais metodológicos para Banco Mundial, UNICEF e outras agências internacionais. Ele ainda é autor de livro infantil com o tema de masculinidade, paternidade, empoderamento racial e antirracismo. Luciano é palestrante e facilitador de oficinas nos temas de masculinidades, paternidades, grupos reflexivos com homens e equidade de gênero para empresas, para organizações da sociedade civil e para governos. Nos últimos anos, ele tem desenvolvido cadernos, relatórios e documentos sobre masculinidades e paternidades negras, além de materiais sobre práticas antirracistas na infância. Luciano também apoia outros países latino-americanos, como a Colômbia em intervenções assertivas acerca de masculinidades e antirracismo. Luciano ocupa a posição de diretor adjunto do Instituto Promundo.




AD_4nXd_f9kauTHPZ6jFE3r_YRutUSETHRZrC0F4

 

Carolina de Vasconcellos Drügg

Pedagoga (PUCRS), Mestre em Educação (PUCRS), especialista em Psicopedagogia (Universidade Castelo Branco) e em Políticas Públicas e Projetos Sociais e Culturais (UFRGS). Participou do Programa de Gestão de Políticas e Programas de Desenvolvimento Infantil (BID-INDES) e do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (NCPI/Harvard). Servidora Pública, Coordenadora do programa Primeira Infância Melhor - PIM do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.




AD_4nXeAk0fiFuFcZ8UGP3KKf_nkcMlTPaQdA1Dg

 

Marília Pinto Bianchini

Servidora pública, Coordenadora Adjunta do programa Primeira Infância Melhor - PIM do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, especialista

em Saúde Mental e Gestão Pública de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Tecnologias para o SUS pelo Grupo Hospitalar Conceição. Multiplicadora e membro do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz no RS. 

Clóvis Garcez Magalhães

Secretário executivo do gabinete de projetos especiais da assessoria técnica do gabinete do vice-governador. Mestre em engenharia de produção e especialista em ciência política, foi diretor de implementação e operação da fundação metropolitana de planejamento/rs, secretário de gestão e acompanhamento estratégico da prefeitura de Porto Alegre e conselheiro de administração da Carris.

 



AD_4nXeYan_2X3jWQFVAeOo2KxbKbnwjipINCKea

 

Sônia Venâncio

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e doutorado em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde (CRH/SES-SP) no período de 2019 a 2022 e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi consultora do Ministério da Saúde no período de 2007 a 2022 e a partir de 2023 assumiu a função de Coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.



AD_4nXcgqGobq26-AeoGeVn0Tie6Ou7r9sGq9szC

 

Paula Schild Mascarenhas:

Prefeita de Pelotas desde 2017. Anteriormente, foi vice-prefeita de Pelotas, e trabalhou como professora universitária e assessora política. Graduada em Letras com habilitação em literatura francesa pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre e Doutora em Letras. Foi a primeira presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, permanecendo no cargo por nove anos. Foi assessora de cultura e educação do deputado Bernardo de Souza na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Foi coordenadora da bancada do PPS na Assembleia Legislativa de 2000 a 2004.

 

AD_4nXfIeQvqWVn3qOdeUBG72q5gz_-5TsQJHGU7

 

Vital Didonet:

professor, especialista em educação infantil e políticas para a primeira infância, assessor da Rede Nacional Primeira Infância nas áreas da legislação e das políticas públicas. Referência nacional para a primeira infância, sendo um dos responsáveis pelo Plano Nacional pela Primeira Infância.

 


PIM