Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DA SAÚDE
Início do conteúdo

Universidade de Cambridge: Compreensão dos programas de visitas domiciliares no mundo real

um estudo de eficácia em larga escala dos mecanismos parentais

Cambridge University
Cambridge University

Pesquisadores: Morgan Rebecca Healy, Eduardo Viegas da Silva, Anton Rask Lundborg, Fernando Pires Hartwig, Tiago Neuenfeld Munhoz, Adriane Xavier Arteche, Paul G Ramchandani e Joseph Murray.

Instituição: Faculdade de Educação, na Universidade de Cambridge (Reino Unido)

Objetivo: Avaliar a eficácia em larga escala dos mecanismos parentais no Brasil

Principais resultados: Foram encontradas evidências de um efeito positivo do PIM em duas medidas de parentalidade responsiva. Melhorias nessas capacidades básicas de cuidado sugerem que o programa pode servir como uma poderosa alavanca política para promover ambientes domésticos mais seguros e sensíveis ao desenvolvimento. Os resultados sugerem, ainda, que o PIM pode ter sido diferencialmente eficaz na melhoria da sensibilidade para famílias de baixa renda.

Foram analisadas para esse estudo, 4.275 crianças, sendo que dessas, 797 foram inscritas no PIM até os 04 anos de idade. Ou seja, demonstrando os efeitos da sensibilização acerca da parentalidade positiva para pais de baixa renda. Aquelas famílias que recebem a visita domiciliar do(a) visitador(a) do PIM também relatam sobre suas baixas condições de educação, seja materna ou paterna, e informam a alta taxa de depressão e violência no território/bairro, ou seja, são fatores sociais que embora históricos, condicionam para uma baixa qualidade do desenvolvimento infantil, o que leva à conclusão de que o PIM é bem-sucedido ao alcançar famílias vulneráveis e aplicar sua metodologia.  

Ano da publicação: 2023.

Saiba mais

PIM