Ao todo, foram selecionadas 10 ações sobre desenvolvimento infantil, obesidade e diabetes, população migrante, populações originárias, saúde materna, saúde sexual e tráfico de pessoas. Além do Primeira Infância Melhor, do Brasil, também foram escolhidos um projeto da Argentina, um da Bolívia, um de Cuba, um da Nicarágua, dois da Colômbia e três do Peru.
O PIM no contexto prisional
O movimento destaca que as ações do programa Primeira Infância Melhor em contexto prisional foram iniciadas no ano de 2012 com o objetivo de garantir às encarceradas o acesso a uma política pública materno-infantil, fortalecer o vínculo mãe-bebê e promover o desenvolvimento saudável, além de oferecer orientações sobre cuidados com a saúde e apoiar a inserção das crianças na família. O programa também busca, a partir do Marco Legal da Primeira Infância, garantir que as mulheres possam se beneficiar do direito à prisão domiciliar.
O Primeira Infância Melhor não apenas oferece às mulheres e famílias as ferramentas para promover um relacionamento positivo com seus filhos e filhas, mas também as apoia na superação das imensas vulnerabilidades a que estão expostas. Esses esforços contribuem para metas mais amplas de reduzir a mortalidade materna e infantil e melhorar o acesso a oportunidades mais amplas na vida oferecendo apoio às mulheres e famílias.
Além de atuar diretamente com as famílias, o PIM no sistema prisional tem maior influência sobre os governos e a sociedade na formulação, aprovação e execução de iniciativas que atendam às necessidades da primeira infância no contexto prisional, fortalecendo a participação de diferentes atores. Além disso, as atividades estão bem estruturadas, revelando, de acordo com a EWEC-LAC, uma potencial expansão em nível nacional no futuro.
Every Woman, Every Child
A Every Woman Every Child Latin America and Caribbean (Todas as Mulheres, Todas as Crianças América Latina e Caribe) é um movimento regional e mecanismo coordenador da Estratégia Mundial para a saúde da Mulher, a Infância e a Adolescência para a América Latina e o Caribe. É um esforço conjunto da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (ONUSIDA).