SECRETARIA DA SAÚDE
Início do conteúdo

Lançada nota orientativa conjunta sobre atuação do PIM/CF nos serviços de acolhimento institucional

Publicação:

Nota orientativa Conjunta DPI/DAPPS/SES, DAPI/SEDES  PSE-AC/DAS/SEDES n° 01/2024
Nota orientativa Conjunta DPI/DAPPS/SES, DAPI/SEDES PSE-AC/DAS/SEDES n° 01/2024

Foi lançada hoje uma nota orientativa sobre a atuação dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz (PI-SUAS/CF) nos Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar para crianças e adolescentes do Sistema Único de Assistência Social Social (SUAS). O documento tem como objetivo orientar a atuação das equipes municipais dos programas PIM e PI-SUAS/CF no contexto dos Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar, articulada aos Serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Assistência Social nos municípios, e apoiá-los na construção de estratégias que priorizem a atenção às crianças na primeira infância, educadores, cuidadores e famílias no desenvolvimento de ações voltadas à promoção do desenvolvimento infantil nos contextos de acolhimento.

A nota foi elaborada em conjunto pelas equipes estaduais da Divisão da Primeira Infância da Secretaria Estadual da Saúde, dos Departamentos de Atenção à Primeira Infância e de Assistência Social/Proteção Social Especial Alta Complexidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, responsáveis pela gestão dos referidos programas e serviços.

Ressalta-se que, considerando a convergência dos objetivos e do modelo de atendimento dos programas PIM e PI-SUAS/CF, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul trabalha no sentido de integrá-los a nível estadual e municipal, favorecendo a otimização e potencialização dos recursos humanos, financeiros e materiais envolvidos, além da associação de competências, da união de conhecimentos e do desenvolvimento de estratégias conjuntas de gestão que concorrem para o atendimento integral das famílias, multiplicando resultados e evitando a duplicidade e/ ou sobreposição dos atendimentos.

Acesse aqui a nota orientativa na íntegra.

Encontro online:

No dia 23/10/2024 (quarta-feira), das 9h30 às 11:30, ocorrerá o encontro estadual online “Caminhos para Atuação do PIM e PI-SUAS/CF em Acolhimento Institucional e Familiar no âmbito do SUAS”. O evento objetiva sensibilizar e capacitar as equipes municipais do PIM e PI-SUAS/CF e equipes dos serviços de acolhimento sobre a adaptação metodológica destes programas para atendimento de gestantes adolescentes e crianças acolhidas.

O espaço é destinado aos integrantes das equipes municipais do PIM e PI_SUAS/CF, especialmente GTM’s da Assistência Social e monitores(as)/supervisores(as), não sendo necessária a inscrição prévia.

Para melhor aproveitamento do encontro, orientamos aos participantes a leitura prévia da Nota orientativa DPI/DAPPS/SES, DAPI/SEDES PSE-AC/DAS/SEDES nº 01.

O encontro será realizado via plataforma Microsoft Teams. Para participar, acesse: bit.ly/EncontroAcolhimento.

PIM