Pesquisa sobre o PIM é uma das vencedoras do 2° Prêmio Ciência pela Infância
Publicação:
A pesquisa intitulada “Avaliação do impacto de um programa de visitas domiciliares (PIM) de larga escala para promoção do desenvolvimento na primeira infância: quase-experimento aninhado à coorte de nascimentos de Pelotas de 2015” do pesquisador Eduardo Viegas da Silva, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi uma das vencedoras na categoria Doutorado da segunda edição do Prêmio Ciência Pela Primeira Infância.
Eduardo atualmente realiza pós-doutorado no Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Violência (DOVE) do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. Também é servidor público da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), sendo membro do Comitê Gestor da Política de Pesquisa da SES e do Comitê Técnico da Saúde da População Negra do RS.
O Prêmio Ciência pela Primeira Infância busca reconhecer pesquisas no âmbito da primeira infância sobre a realidade brasileira, com foco prioritário àquelas que contemplam a diversidade e pluralidade das infâncias e a identificação e superação das desigualdades. Além disso, também valoriza trabalhos que avaliem políticas públicas voltadas para essa faixa etária e apresentem possíveis soluções para os desafios mapeados.
A iniciativa da premiação tem como objetivo identificar e reconhecer pesquisadores da primeira infância, promovendo a disseminação de conhecimento científico para sensibilizar agentes da gestão pública e apoiando, com base em evidências, a qualificação de políticas, programas e ações voltados a crianças de até 6 anos e suas famílias.
O Prêmio é realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância, uma coalizão que produz e dissemina conteúdo científico sobre o desenvolvimento na primeira infância para o fortalecimento de políticas públicas dedicadas ao combate de desigualdades que afetam as crianças brasileiras de até 6 anos.