SECRETARIA DA SAÚDE

XII Seminário da Primeira Infância

Data: 26 de novembro de 2018
Horário: 8h às 18h
Local: Casa da Música da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) – Porto Alegre/RS
Tema: Primeira Infância Melhor – 15 Anos de Histórias

Promoção: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenação: Secretaria de Estado da Saúde / Departamento de Ações em Saúde / Primeira Infância Melhor (PIM)
Secretarias apoiadoras: Secretaria Estadual da Saúde; Educação; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos
Apoio: Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)

Público: Abertos a toda a sociedade civil, com público majoritário composto por equipes municipais do Primeira Infância Melhor (PIM) / Programa Criança Feliz (PCF) dos 248 municípios com PIM implantado, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), monitores da Pastoral da Criança, profissionais de Estratégia de Saúde da Família, profissionais de Equipes de Atenção Básica, Vigilantes Sanitários, Conselheiros Tutelares, Agentes Sociais, Educadores, Redutores de Danos, Acompanhantes Terapêuticos, Equipes de Consultório de Rua, Professores, Equipes do CRAS etc. Também são convidados profissionais e estudantes das áreas saúde, humanas e sociais além de membros das equipes técnicas do Rede Cegonha/Primeira Infância Melhor.

Atenção! Não será permitida a entrada no seminário com chimarrão e/ou alimentos.

Palestrante

8h às 9h

Credenciamento

9h às 10h

Solenidade de Abertura e Ato Homenageativo: Reconhecimento aos gestores estaduais que atuaram em prol da primeira infância no Rio Grande do Sul

10h às 11h

Primeira Infância Melhor – 15 anos de histórias Desafios e conquistas de uma política pública – Gisele Mariuse da Silva – Coordenadora Adjunta do PIM

Lançamento da publicação Primeira Infância Melhor – 15 anos de Histórias  Bruno Moraes – Mestre em Psicologia e Saúde

11h às 12h

A riqueza da diferença: Uma conversa sobre a diversidade da primeira infância Isabel Ferrari – Jornalista , trabalha na RBS TV e apresenta o programa “Compartilhe RS”.  Realizou reportagens especiais para o Jornal Hoje, Jornal da Globo, Mais Você e Fantástico.

Mediadora: Marilu Mourão Pereira- Diretora Técnica da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders)

12h às 13h30

Intervalo para almoço

13h30 às 14h20

Espetáculo Cultural Cia do Riso

14h20 às 15h30

Mamãe é Rock: A maternidade da “vida real” Ana Emília Cardoso – Jornalista e mestre em Sociologia Política. Autora de três livros, entre eles o best seller A Mamãe é Rock.
Mediadora: Carolina Drügg – Representante do Grupo Técnico Estadual do PIM

15h30 às 15h40

Lançamento do V Fascículo da Coleção Fazendo Arte Representantes do Grupo Técnico Estadual do PIM

15h40 às 16h20

VIII Prêmio Salvador Celia: Solenidade de Premiação Visitadores e Agentes Comunitários de Saúde premiados

16h20 às 17h

Compartilhando trajetórias e vivências: Relatos de Experiências com Visitadores e Agentes Comunitários de Saúde Visitadora: Elaine Nara Soares Muller (Carazinho)
Mediadoras: Sandra Nique (Representante do Grupo Técnico Estadual) e Carol Rodrigues (Representante da equipe de Atenção Básica)
Agente Comunitária de Saúde: Ernestina de Fátima Berta (Cruz Alta)

17h às 18h

#PIM15ANOS: comemoração pela cidade – Passeata e espetáculo Cia do Riso

Encerramento

Palestrantes

PIM-15-Anos-Palestrantes-09   PIM-15-Anos-Palestrantes-10

As inscrições antecipadas foram encerradas.
As inscrições no dia do evento ocorrerão durante o credenciamento de acordo com disponibilidade de vagas.

Semana do Bebê

A Semana do Bebê teve início em Canela (RS) no ano 2000, por iniciativa de Salvador Celia. O reconhecimento da importância do evento levou o Governo do Estado do Rio Grande do Sul a instituir por decreto as Semanas do Bebê e o Dia do Bebê no dia 23 de novembro no calendário oficial do Estado a partir do ano de 2003. O Primeira Infância Melhor (PIM) apoia a realização de Semanas do Bebê em todo o Rio Grande do Sul.

Durante as comemorações das Semanas do Bebê, o estado do Rio Grande do Sul recebe simpósios, encontros, fóruns e os Seminários Internacionais da Primeira Infância. Os municípios com PIM implantado também realizam Semanas do Bebê anualmente além de comemorações do Dia do Bebê, o que inclui a Passeata dos Bebês, apresentações e espetáculos infantis, mostras fotográficas, brincadeiras e serviços à população como teste do dedinho, orelhinha e visão, verificação de pressão, glicose, vacinas, massagem para bebês e mamães, coleta de leite e doação de sangue, entre outras ações.

Também é realizado anualmente, desde 2011, o Prêmio Salvador Celia, iniciativa voltada à valorização das boas práticas de Visitadores do PIM e Programa Criança Feliz (PCF) e Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) / Agentes Comunitários de Saúde (EACS) junto às famílias e comunidades atendidas. O prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Celia, reconhecido psiquiatra infantil que dedicou parte da sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

Em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser realizada em outras regiões do país.

A Semana do Bebê tem como objetivo mobilizar a sociedade riograndense sobre a importância da prevenção e atenção aos primeiros anos de vida, proporcionando à gestante e crianças de 0 a 6 anos, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, recreativas, informações, serviços na área do desenvolvimento infantil, bem como orientações educativas e preventivas.

Em 2018, a Semana do Bebê promovida pelo Governo do Estado contará com três atividades: XII Seminário da Primeira Infância e VI Encontro Estadual de Visitadores; e VIII Prêmio Salvador Celia.

PIM